Conheça os principais conceitos Business Intelligence

Os conceitos business intelligence fazem parte de um mindset inovador na transformação digital das empresas. Neste artigo serão esclarecidos os principais destes conceitos, já que compõem o processo de implantação do BI em seu negócio. Confira!

Se você está começando a se inteirar sobre Business Intelligence e suas estratégias, já deve ter se deparado com alguns conceitos, até então desconhecidos, não é mesmo? Na medida em que seu negócio avança com a implantação de ferramentas de BI, esses conceitos se tornam cada vez mais presentes no seu dia a dia. 

No artigo de hoje, vou falar um pouquinho de cada um desses conceitos para que você possa se inteirar do assunto. Além disso, em posts futuros, falaremos sobre alguns deles de forma mais aprofundada

Conceitos Business Intelligence

Como já sabemos, Business Intelligence (inteligência de negócios) é o processo de manuseio de informações estratégicas de um negócio utilizando tecnologias avançadas. Temos um post mais detalhado sobre BI e você pode conferir aqui

Confira então, os principais conceitos Business Intelligence!

ETL – Extract, Transform, Load

ETL é o processo de manipulação de dados utilizado na integração de diversos sistemas. Ele realiza a extração (extract) de dados em diferentes bases (softwares, planilhas, etc), manipula (transform) essas informações obtidas, organizando, categorizando e sistematizando.

Todo esse processo, por fim, é carregado (load) para demais ferramentas como Data Warehouse e Data Mart.

DW – Data Warehouse

O Data Warehouse empresarial é um sistema onde ficam armazenados todos os dados de uma empresa. Também chamado de repositório, o DW reúne toda e qualquer informação importante do negócio, independente de sua origem, para ser manipulada, de modo que possibilite a geração de relatórios personalizados. 

Saiba mais sobre o Data Warehouse neste outro post em nosso Blog.

Data Mart

Data Mart é um subconjunto de dados agrupados e organizados dentro de um um Data Warehouse. 

Por exemplo, esse conjunto de dados são separados por temas específicos ou diferentes departamentos de uma empresa, tais como vendas (mensal, anual e outros períodos), estoque, desempenho de pessoal, etc.

Cultura Data Driven

Já é sabido que conhecer os dados e números de sua empresa é fundamental para tomar decisões que sejam capazes de alcançar bons resultados.

No entanto, muitas empresas ainda não têm esse processo organizado, e não conhecem seus dados, impedindo de usá-los a seu favor.

Desta forma, então, a Cultura Data Driven nada mais é do que uma metodologia inovadora para a gestão das informações que, entre diversos benefícios, visa a conquistar a máxima satisfação dos clientes.

OLAP – Online Analytical Processing

OLAP é uma aplicação que viabiliza aos envolvidos na gestão das empresas a visualização e manipulação rápida de todos os seus dados e números. 

A sua característica principal é o fato desses dados serem visualizados de forma rápida e interativa, facilitando o entendimento e uma visão amplificada do todo, relativo aos processos que possibilitam a saudável operação do negócio.

Fatos e Dimensões

Como já percebemos, todos esses conceitos Business Intelligence estão interligados entre si, possibilitando o entendimento de como as soluções de BI podem ser aplicadas pelas empresas.

Parte do Data Warehouse, Fatos e Dimensões basicamente manuseiam os dados quantitativamente e qualitativamente, garantindo ainda mais precisão na interpretação do usuário final.

A Fato é quantitativa. É o processo de extração de números ou métricas para serem cruzados com a Dimensão, que por sua vez é qualitativa.

Em resumo, os dados numéricos são mesclados com dados descritivos e aprofundados, melhorando o processo de interpretação e avaliação.

Métricas

Muito utilizado e citado no marketing e no mundo da gestão, Métricas são informações que podem ser medidas para fins de análise de um determinado processo, ação ou estratégia que foram executadas.

Um bom exemplo é quando a sua empresa aposta em uma campanha publicitária para melhorar determinado resultado. 

Neste caso, as métricas serão as informações utilizadas para medir, de fato, se a ação teve ou não bons resultados.

KPI – Key Performance Indicator

O KPI, ou Indicadores-Chave de Performance, é uma ferramenta de gestão utilizada para analisar indicadores mais importantes de uma ação ou estratégia implementada pela empresa. 

Basicamente, os KPI ‘s definirão quais métricas serão analisadas para medir os resultados de uma determinada ação, como explicado acima.

Transformação Digital

Com o passar dos anos, a evolução acelerada de tecnologias digitais obrigou as empresas a se transformar digitalmente também, e isso se tornou vital, já que as tecnologias digitais estão cada vez mais enraizadas em todas as pessoas, que, afinal, são clientes e potenciais clientes.

Concluindo

Embora pareça embaraçoso e complexo, o processo de inteligência de negócios não é um bicho de sete cabeças. 

Todos esses conceitos Business Intelligence que foram apresentados neste artigo, possuem relação entre si e são fundamentais para a implantação de BI.

Ter em mente esses significados resulta no aprendizado e na transformação do mindset dos gestores e a entender melhor a importância de manusear e armazenar as informações de sua empresa.

Gostou do artigo? Que tal compartilhar?