A importância do Planejamento para o seu negócio crescer

Saber qual a importância do planejamento se tornou fundamental para crescimento, sustentabilidade e sucesso dos seus negócios

Planejar está dentro de todos nós, mesmo não tendo noção sobre qual é a sua importância. Se pararmos para pensar, em algum momento do dia, usamos o planejamento. Seja para pensar no que deve ser comprado no supermercado, ou nas tarefas a serem executadas no trabalho.

Quando falamos de negócios, o assunto fica mais sério. O que são empresas que não sabem para onde ir, quais caminhos tomar e quais ações executar para aumentar lucro e se manter no mercado?

Em outras palavras, saber para onde ir e como chegar até lá é basicamente a essência do planejamento. Porque tudo começa nesta certeza: se não existe um norte, como orientar e motivar equipes para que elas continuem executando suas tarefas com propósito?

Basicamente, eis aí a importância do planejamento: orientar e dar propósito para qualquer pessoa ou empresa que necessite seguir um caminho para continuar viva e colhendo frutos.

Continue a leitura que nos próximos parágrafos vamos conceituar o planejamento e mostrar mais apuradamente o porquê dele ser tão importante para prosseguir. Vamos lá?


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qual a importância do planejamento

O que é Planejamento

De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Planejamento é o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação: o planejamento de um livro, por exemplo. 

Na Gestão é o processo organizacional de criação de um plano, utilizando previsões e a elaboração de cenários que ajudem a definir as melhores ações a serem tomadas para se obter os objetivos pretendidos.

No nosso caso, a denominação do parágrafo anterior é a que mais se encaixa dentro do que precisamos para entender o que é e qual a importância do planejamento para o rumo dos nossos negócios.

Seja como for, então, planejar é o ato de reconhecer o seu estado atual (pode ser do seu negócio ou o seu próprio) e definir, claramente, o estado aonde se quer chegar. 

Tendo estas duas variáveis muito bem definidas, é possível traçar metas e criar planos para alcançar tais objetivos e metas.

Uma das melhores definições de planejamento e da importância dos planos é dada por Stoner (1985) e diz o seguinte:

“É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos, e o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.”

__GOMES, Eugênio Maria. Compêndio de administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, via Portal Administradores.

Tipos e níveis de planejamento

A primeira questão que deve ser lembrada é que existem diversos tipos de planejamento, como de marketing, comunicação, vendas, eventos, etc. E todos estes tipos estão inseridos nos três níveis ou classificação de planejamento.

Estamos falando do Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, nesta ordem. Confira:

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o início de tudo. Ele surge como uma ferramenta que se posiciona entre os objetivos de uma empresa e as oportunidades de mercado.

Em outras palavras, o planejamento estratégico documenta as ações macro que devem ser executadas para alcançar seus objetivos, pautado nas oportunidades, nos movimentos do mercado e nos teus anseios para o negócio.

Do ponto de vista externo, define-se uma missão, os valores, e a visão de futuro, sempre baseado nos objetivos do negócio e no mercado, a fim de criar estratégias capazes de transitar diante das oportunidades e ameaças que vem do mercado.

De forma geral, o planejamento estratégico é desenvolvido por planejadores e partem de decisões e objetivos traçados pela alta gestão da empresa, como CEOs, diretores, etc.

Planejamento Tático

Tendo em vista que o planejamento estratégico envolve uma visão macro para direcionar o rumo de toda a organização, o planejamento tático, por sua vez, traduz as metas estratégicas para planos táticos, visando a criar metas e meios para que as ações estabelecidas sejam realizadas.

Em outras palavras, nesta etapa são desenvolvidos planos mais detalhados de cada meta, com definições claras sobre quais são as ações necessárias para serem executadas e em quanto tempo.

Planejamento Operacional

Embora esteja hierarquicamente abaixo na pirâmide, o Planejamento Operacional não é menos importante. 

Pelo contrário: é no operacional que as ações são organizadas e executadas, a fim de cumprir o que foi proposto nos planejamentos estratégico e tático.

Nesse sentido, os envolvidos no planejamento operacional é quem coloca “a mão na massa”, ou seja, é quem vai organizar e executar  as ações traçadas no nível tático, visando alcançar as metas estratégicas.

Confuso?

Na verdade é simples: o nível estratégico pensa e determina o que a empresa quer e onde quer chegar, o nível tático organiza e cria planos de ação para realizar o que foi determinado pelo estratégico, e o nível operacional executa Sistematicamente.

E qual a importância do planejamento?

Bom, esta pergunta é bem simples de responder. Se você almeja alcançar um objetivo de forma rápida e eficiente, a melhor ferramenta, como já dissemos, é utilizar o planejamento. 

Isso vai trazer muito mais clareza e uma visão macro do todo para que você tome decisões assertivas e siga adiante.

Não é à toa que grandes empresas estão onde estão. Elas planejam, tentam prever riscos, lidam com imprevistos, e se mantêm firmes em seus propósitos.

A importância do planejamento, então, deixou de ser encarada como um luxo ou “papo de administrador” e se tornou essencial para todos os negócios que querem crescer, alcançar novos patamares, vencer a concorrência e obter lucratividade.

E isso vale para os negócios pequenos, médios ou grandes, ok?

Sobre como fazer um planejamento, basicamente é necessário conhecer o ambiente interno e externo, cruzar as informações com os objetivos futuros do negócio e traçar as metas. 

Para isso, existem muitas ferramentas de tecnologia que oferecem soluções para agrupar e organizar informações para a construção dos planos. 

E uma delas, com certeza, se trata de business intelligence e suas soluções de gestão de dados, tão cruciais para o processo de desenvolvimento de planos de ação, com base em dados concretos e corretos.

Conclusão

Não existe fórmula mágica para conquistar coisas, posições de destaque diante do mercado. O que existe é trabalho, dedicação e muita persistência. 

No entanto, não adianta gastar energia com tudo isso se não existe um norte sobre quais caminhos devem ser seguidos para cumprir objetivos, bater metas e alcançar o sucesso.

Definitivamente, então, é por isso que existe planejamento. E se você chegou até aqui pôde perceber que ele não se trata de um bicho de sete cabeças e pode ser feito a qualquer momento. 

E você e seu negócio só terão benefícios com isso.

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Até o próximo artigo.