10 incríveis vantagens em começar a utilizar o Power BI em sua empresa

O Power BI se tornou a principal ferramenta de análise e organização de dados do mundo. E não é à toa: ele oferece inúmeras vantagens para proporcionar embasamento e suporte para decisões estratégicas do seu negócio.

Crescer, vender, evoluir. Essas são as metas mais perseguidas de qualquer negócio. Em outras palavras, tais metas ficam mais próximas de serem alcançadas quando existe investimento em Business Intelligence através de ferramentas como o Microsoft Power BI, que conta com vantagens mensuráveis para aumentar os resultados do seu negócio.

A transformação digital e a exigência do mercado obrigaram as empresas a se empoderar de tecnologia e de estratégias para sustentar o boom tecnológico que o mercado e os consumidores vivenciaram nos últimos tempos. 

Por tudo isso, o Power BI tem se consolidado como importante ferramenta de gestão e análise de dados, garantindo embasamento nas tomadas de decisões estratégicas no ambiente corporativo.

Continue a leitura deste artigo que nas próximas linhas vou apresentar 10 grandes vantagens para sua empresa começar a utilizar o Power BI o quanto antes! 

Vamos lá?

#1 Conexão com diversas fontes de dados

A maioria das fontes de dados já oferecem suporte para conexão com o Power BI. Através de conectores, como o ODBC, os dados de diversas origens podem ser facilmente integrados ao Power BI. 

Atualmente o Power BI se conecta com dezenas de outras soluções para o agrupamento e tratamento dos dados. 

Certamente sua empresa já utilizou alguma delas, tais como o Microsoft Excel, Google Analytics, Sites da Web, Bancos de Dados MySQL, Mailchimp, Arquivos de planilha CSV, Microsoft Dynamics CRM e muito mais.

#2 Dashboard intuitiva e muito elegante

Esta é, sem dúvida, uma das vantagens mais atrativas para utilizar o Power BI. 

O sistema de visualização, que é construído pela mesma linguagem de marcação (HTML 5) utilizada para as páginas da Internet, o que garante o visual elegante e a experiência de uso incríveis. 

Nesse sentido, é possível construir dashboards que se assemelham a uma página da internet, com menus e links para direcionar a navegação dos usuários aos insights disponibilizados pelo Power BI.

#3 Power BI possui semelhança com o Excel

O Microsoft Excel possui grandes semelhanças com o Microsoft Power BI. Por isso, se você já domina o Excel certamente terá uma grande facilidade para operar o Power BI.

No entanto, a grande diferença, além do resultado visual mais intuitivo, é claro, é que o software se consolidou como uma poderosa ferramenta de BI que apresenta diversas funcionalidades que o Excel não possui, tais como níveis de acesso, segurança dos dados nele agrupados e a tão famosa integração com outras fontes.

#4 Muito fácil de implementar

O Power BI pode ser implementado sem grandes complicações ou investimentos e não é necessário mobilizar times inteiros de TI, já que existem empresas de consultoria especializada, deixando o time de TI estrategicamente focado em outras áreas de sua empresa.

Outra grande facilidade para a sua implementação é a integração quase que automática com todos os programas da Microsoft, como os aplicativos do pacote office, por exemplo.

#5 O Power BI é uma tecnologia em Nuvem

Aplicações de todo o mundo estão migrando rapidamente para o sistema de computação em nuvem. Isso porque, essa nova tecnologia possibilita mais segurança, menor risco de perda de dados e pagamento por demanda. 

É tendência. 

No entanto, o Power BI também pode ser utilizado por empresas que ainda não estão preparadas estruturalmente para utilizar a nuvem.

Neste caso, o Power BI disponibiliza a versão Desktop, gratuita, com as mesmas funcionalidades que a versão online (em nuvem).

#6 Envio de relatórios por e-mail

O Power BI possui uma vantagem extremamente útil para você que tem muitos compromissos no dia a dia. Com essa funcionalidade é possível receber os relatórios do dia anterior por e-mail, formatados e prontos para a sua análise.

Para isso, basta acertar com a empresa que presta consultoria de BI para o seu negócio para a realização da configuração desta funcionalidade.

#7 Controle rigoroso de níveis de acesso

Graças a uma solução da Microsoft chamada Active Directory já incorporada no Power BI, é possível controlar o nível de acesso dos usuários sobre as informações disponibilizadas pelo programa.

Em outras palavras, pode-se liberar diferentes níveis de acesso a um determinado item para um usuário “x” e bloquear outro item a este mesmo usuário. 

Nesta mesma lógica, a alta gestão da empresa poderá ter um acesso total a todas as funcionalidades.

Esta vantagem garante segurança e é uma aliada para que informações estratégicas não sejam reveladas a terceiros antes que seja o momento adequado.

#8 Empenho para melhorias constantes

A grande Microsoft garante upgrades importantes ao Power BI, que possui uma rotina de atualização constante, garantindo melhorias significativas às funcionalidades do software.

Este é um compromisso com os usuários, porque sabemos que nem mesmo os sistemas são perfeitos, não é mesmo? A

Nestas atualizações, a Microsoft constantemente realiza a correção de bugs e atende inúmeras  sugestões de melhorias da comunidade Power BI, que não para de crescer.

Ou seja, a cada dia que passa o Power BI fica mais tentador para utilização e implementação em sua empresa.

#9 Grandes corporações utilizam o Power BI

Por todas essas vantagens tentadoras para utilização do Power BI é que grandes empresas nos quatro cantos do mundo já entenderam a importância e as vantagens de aderir à ferramenta.

A perspectiva, de acordo com estudo feito pela Gartner, empresa líder mundial no setor de consultoria é que, ano após ano, a utilização do Power BI continue crescendo, se consolidando como uma das principais ferramentas de análise de dados do mercado.

#10 Power BI é flexível para diversos dispositivos

Descarte a preocupação de ter que estar em sua estação de trabalho para visualizar os relatórios emitidos pelo Power BI. 

Graças aos apps também disponíveis para celulares e tablets, é possível acessar de onde você estiver, independentemente do dispositivo ou mesmo do sistema operacional que ele utiliza (Android, Windows, IOS e outros).

Conclusão

Poderia aqui elencar ainda centenas de outras vantagens para sua empresa implementar o Power BI como principal ferramenta de Business Intelligence. 

Contudo, para evitar ser prolixo demais, selecionei as principais que serão capazes de fazer você pensar a começar utilizar o software.

Não é novidade que manter os dados de sua empresa atualizados em tempo hábil e devidamente organizados é fundamental para uma gestão eficiente.

Em síntese, obter uma ferramenta que organiza e exibe os dados em forma de relatórios, gráficos e esquemas, como o Power BI, é mais que essencial: é vital, do ponto de vista estratégico para a gestão do seu negócio.

A hora de conhecer as ferramentas do Power BI e compreender como ele pode ajudar pontualmente o sua empresa a manter o crescimento, a aumentar vendas e a obter resultados animadores é exatamente agora.

Entre em contato com um de nossos consultores aqui na DataInsight Analytics e vamos conversar!

Gostou do artigo? que tal compartilhar nas suas redes sociais e dividir este conhecimento com outras pessoas? =)