O que é Data Mart e qual a diferença entre Data Warehouse

É muito comum empresários e profissionais ligados à área de Business Intelligence não entenderem o que é Data Mart e qual a sua diferença com o Data Warehouse.

Basicamente eles são a mesma coisa e possuem o mesmo conceito. No entanto, o Data Mart possui particularidades que o diferencia do DW.

E é exatamente sobre esses conceitos e diferenças que iremos focar no artigo de hoje. Continue a leitura e descubra mais!

O que é um Data Mart?

É o nome dado a um banco de dados originado a partir de frações determinadas de um Data Warehouse (DW). 

Geralmente é composto por subconjuntos de dados, que em geral são de setores e departamentos distintos dentro de uma organização.

Em relação ao conceito, os dois termos são iguais. Ambas são estruturas de armazenamento de dados estratégicos de um negócio. 

No entanto, a única diferença entre eles é exatamente essa: o fato do Data Mart armazenar dados específicos que são extraídos do DW central.

Por quê utilizar?

Os objetivos principais da sua utilização giram em torno da performance e da segurança. Isso porque, enquanto o DW é extremamente grande, o Data Mart é fragmentado, o que aumenta, tanto a performance do manuseio quanto a segurança das informações.

Quais são as suas classificações?

Existem hoje classificações para esta solução, que podem ser aplicadas em seu projeto, de acordo com a necessidade e complexidade. São elas:

#1. Data Mart Dependente

É originado a partir da estrutura do Data Warehouse já existente, ou seja, é dele que os dados são extraídos e organizados no Data Mart. São, como o nome diz, dependentes do DW.

#2. Independente

Exatamente o oposto, um Data Mart Independente não extrai dados do DW geral. Portanto, é completamente desconectado do DW principal, tornando as tarefas de execução e armazenamento independentes do DW.

#3. Data Mart Híbrido

Por outro lado, este permite a combinação de diferentes fontes de dados de um DW corporativo com outras fontes, tais como sistemas transacionais e /ou operacionais, etc.

Concluindo, o Data Mart é uma estratégia de apoio para a gestão do Data Warehouse de um negócio, porque ele torna o banco de dados geral menos denso e proporciona mais performance no manuseio e segurança dos dados. Por isso, entender o conceito e principalmente a diferença entre eles é primordial na implantação de Business Intelligence em sua empresa.


Precisa de ajuda na implantação de Business Intelligence em seu negócio? Com sede em Belo Horizonte, a DataInsight Analytics reúne especialistas para o mapeamento de regras de negócio, implantação de Data Warehouse e criação de ferramentas efetivas de análise, o Power BI.