Você sabe o que é Cultura data-driven?

A cultura data driven, ou cultura orientada por dados, consiste em uma prática de colocar os dados no centro das decisões.

Por incrível que pareça, a maioria das empresas ainda não usa todos os dados que poderiam.

A cultura data driven, ou cultura orientada por dados, consiste em uma prática de colocar os dados no centro das decisões. Ou seja, para se tornar data driven, sua empresa precisa adequar as estruturas para que as ações sejam — todas elas — fundamentadas em informações.

Tomar decisões eficientes, embasadas em dados, para alcançar os melhores resultados. Essa é a máxima da cultura data driven, que nada mais é do que uma metodologia inovadora na gestão de informação que visa, entre outras coisas, maximizar nas empresas a busca pela satisfação dos clientes. Tudo isso a partir de inteligência de mercado e processos otimizados de coleta e análise de dados.

Como implementar a cultura data driven na empresa?

Existem muitos elementos a se considerar para implementar a cultura data driven na empresa.

Para implementar a cultura data driven na sua empresa, é preciso atentar para alguns fundamentos importantes, como a democratização dos dados, a garantia da qualidade das informações e a governança de dados.

Em primeiro lugar, quando falamos em democratizar os dados, queremos dizer, afinal, que é necessário torná-los disponíveis, facilmente compreensíveis e transparentes a todos os colaboradores e departamentos da organização.

Além disso, é indispensável que essas informações sejam reais, confiáveis e consistentes. Ou seja, precisa-se garantir a qualidade dos dados, pois eles são ativos da gestão empresarial.

Por último, vale destacar que uma organização data driven deve contar com uma base de governança de dados, permitindo a criação de fluxos de informações e armazenamento a partir de um único lugar.