O que é o Power BI e qual a importância para o seu negócio

Conheça o Power BI, uma poderosa ferramenta da Microsoft que vai revolucionar a geração de relatórios em sua empresa. E os resultados!

Já se foi o tempo em que as planilhas do Excel longas e carregadas foram a melhor forma de criar relatórios de gestão dentro das organizações. E, de fato, o Excel continua sendo um software indispensável para os setores dentro das empresas.

Contudo, no momento de gerir as informações dessas planilhas, perdia-se muito tempo na análise e tratamento dos dados de modo que ficassem prontos a serem transformados em relatórios, gráficos, etc.

E foi nesta lacuna que a Microsoft lançou o Power BI, assunto do nosso post de hoje.

Continue a leitura e conheça as vantagens desta poderosa ferramenta de Business Intelligence.

O que é o Power BI

O Microsoft Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence, composta por  uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que atuam juntos na transformação de fontes de dados, independente de sua origem, em informações coerentes, com um padrão visual elevado e interativo.

Na prática, o Power BI faz, de forma automatizada, o trabalho que ocupava horas ou até mesmo dias das equipes de gestão. Ele reúne, com clareza e confiabilidade, os dados e números de sua empresa. Esses dados são a base para que o software automatize a criação de poderosos relatórios e documentos, cruciais para auxiliar a gestão das empresas, dando sustentação para a tomada de decisões estratégicas.

Por quê implantar o Power BI em sua empresa?

No ambiente empresarial, costumeiramente os gestores analisam diversas variáveis que fazem o negócio funcionar. Estamos falando de números importantes, tais como de entrada e saída de produtos, desempenho de equipe, área financeira, etc.

A única forma de realizar estas análises é ter em mãos relatórios detalhados de cada uma destas áreas, de modo que os gestores possam ter embasamento para tomar decisões estratégicas de negócio.

Para reunir os dados, que nem sempre vem da mesma origem, torna-se necessário uma força-tarefa dedicada ou a implantação de tecnologias para tal. E é aqui que entra em cena o Power BI.

Além de tornar o processo de reunir tais dados muito mais rápido e diminuir a possibilidade de erros e inconsistências, a ferramenta possibilita a construção de dashboards intuitivas, elegantes e simples.

E não para por aí. Sim, a principal razão para sua empresa entrar para o mundo de Business Intelligence através da utilização do Power BI é essa, a facilidade na geração de relatórios.

No entanto, existem ainda muitas vantagens que vão manter sua empresa sempre a um passo à frente do tempo que você não pode ignorar.

5 vantagens em utilizar o Power BI

As possibilidades do Power BI proporcionam interessantes insights na gestão dos dados de sua empresa. Além disso, o Power BI traz ainda outras ferramentas para aumentar a produtividade e aproximar cada vez mais o seu negócio do sucesso. Confira a seguir 5 grandes vantagens que o software proporciona!

#1 Flexibilidade e Mobilidade

Seja no celular, tablet ou computador. Com o Power BI será possível acessar todos os relatórios e facilidades por diversos dispositivos ou plataformas (Android, Windows, IOS, etc), de onde você estiver. Isso traz mobilidade, flexibilidade e agilidade para estar sempre inteirado do que acontece na empresa.

#2 Segurança dos dados

Por ser uma ferramenta da Microsoft, líder mundial de mercado, a segurança é levada a sério. E isso é fundamental, afinal, os dados tratados pela ferramenta são confidenciais e estratégicos. Além disso, esses dados podem ser armazenados tanto em servidores locais (internos na empresa) quanto em nuvem, garantindo ainda mais segurança.

#3 Líder de mercado

De acordo com o relatório Gartner Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms Referência, de 2019, o Power BI foi, pela 12ª vez consecutiva, líder de mercado. E isso só reforça a credibilidade para que os negócios possam confiar nos benefícios que o software pode oferecer.

#4 Facilidade na implantação

O Power BI oferece grandes possibilidades de integração. Os dados podem ter origem de diversas fontes e a sua implantação é facilitada, o que não demanda grandes investimentos para tal.

Existem empresas especializadas neste tipo de consultoria que podem realizar a implantação de forma rápida e prática, além de treinar as equipes de sua empresa para a operação da plataforma.

#5 Custo de aquisição baixo

A relação custo benefício de qualquer investimento ou realização é uma das principais análises feitas pelas empresas antes de qualquer mudança ou implantação de algo diferente no negócio.

O Power BI entrega ferramentas completas de Business Intelligence, sem pesar no caixa da empresa. Isso porque os benefícios a curto, médio e longo prazos influenciam, inclusive, na sua lucratividade e  rentabilidade.

Como implantar o Power BI

O mercado está cada vez mais competitivo, e diminuir custos tem sido a maior das preocupações nas empresas para se manterem dm operação e com boa saúde financeira.

Assim, implantar equipes de TI dentro da empresa somente para a implantação de ferramentas de Business Intelligence, incluindo o Power BI, torna-se inviável para alguns negócios devido ao custo.

Desta forma, a contratação de empresas especializadas neste tipo de consultoria tende a ser uma solução. Essas empresas implantam todo o sistema, treinam a equipe que irá operar as ferramentas e dão o suporte necessário.

Data Insight Analytics

Com sede em Belo Horizonte, a empresa reúne especialistas para o mapeamento de regras de negócio, implantação de Data Warehouse e criação de ferramentas efetivas de análise, o Power BI.

Conclusão

Se você chegou até aqui, cumprimos o nosso objetivo. Neste artigo, apresentamos a ferramenta e quais as principais vantagens para que sua empresa possa começar a utilizar. Além disso, mostramos a importância dos relatórios de gestão e como eles podem ajudar a sua empresa a crescer.

Gostou? que tal compartilhar com algum amigo?